jump to navigation

O Autor

  João Alberto Roque

 

 

Casado e pai de quatro filhos, resido na cidade da Gafanha da Nazaré, onde nasci em 1962.

Escrever, sobretudo na área da literatura para crianças e adolescentes, é uma actividade que levo muito a sério mas apenas uma de várias que são a minha vida.

 

Actividade profissional:

Professor de Biologia e Geologia na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Sou Licenciado (1985) e Mestre (1999) em Ensino de Geologia e Biologia pela Universidade de Aveiro.

Desempenhei muitos dos cargos possíveis numa escola: Coordenador de Departamento Curricular, Delegado de Grupo, Director de Turma, Coordenador dos Directores de Turma, Representante dos Projectos no Conselho Pedagógico, Director do Curso Tecnológico de Acção Social, entre outros. Fui formador de professores. Sou professor titular e avaliador (duas coisas que eu dispensava bem).

Porque nunca entendi a tarefa de professor como exclusivamente leccionar os conteúdos das minhas disciplinas, sempre me envolvi em projectos na escola. Recentemente, fui durante alguns anos responsável pelo jornal escolar O Gafanhoto, nos últimos três anos estive envolvido na equipa das Escolíadas, uma iniciativa cultural que junta, à volta das artes, escolas da Região Centro (este ano estiveram presentes escolas de quatro distritos, embora sobretudo dos de Aveiro e Coimbra).  A nossa escola foi, dois anos consecutivos, à final.

 

Actividade política:

Fui Vereador (sem pelouros – representando um partido que está na oposição) na Câmara Municipal de Ílhavo, durante parte do actual mandato autárquico. 

Durante dois mandatos fiz parte da Assembleia Municipal de Ílhavo e noutro mandato fui Presidente da Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré.

 

Actividade associativa:

Fui durante alguns anos redactor adjunto e depois chefe de redacção do jornal local Timoneiro (funções muito absorventes e não remuneradas) onde aprendi muito com o Prof. Fernando Martins. Saí quando entrei na política partidária.

Estive ligado à fundação da ADIG – Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré e da APEC – Associação de Pais da Escola EB1 da Chave e continuo ainda hoje ligado a essas duas associações como presidente da mesa da Assembleia.

Comentários»

1. maria besuga - 23-Junho-2009

Gostei dessa sua definição da relação que tem com a actividade que exerce a nível profissional. É preciso essa envolvência com o espaço escola, logo, com os alunos que a partilham. É preciso partilhá-la com eles. De resto a actividade participativa dentro do espaço cívico demonstra muito interesse pelo mundo que o rodeia o que faz de si uma pessoa, seguramente (ao que me parece), empenhada em fazer parte da construção do tal mundo melhor.

Um abraço por isso tudo

2. Novo Rumo para a Gafanha da Nazaré « Pirilampo… - 19-Julho-2009

[…] O Autor […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: